Bem vindos

Venha conhecer a cidade, pelos olhos de um dos seus moradores, venha conhecer o Estado. Somos todos do Mundo. A Terra é nossa casa. A história é a nossa vida, dentro de tantas vidas!!!!Bem vindos a esse território. Olhares de meu entender e de meu viver. Não necessariamente a história oficial, mas a visão de quem chegou depois de tudo acontecido.

Monday, September 03, 2007

Mercado Municipal de Campo Grande


O Mercado Municipal ANTÔNIO VALENTE, mais conhecido como Mercadão Municipal, foi inaugurado em 30 de Agosto de 1957/58, teve origem em uma feira livre. Ocupou uma grande área margeando os trilhos da Noroeste, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua 7 de Setembro. Atualmente ele é considerado um ponto turístico da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Pode-se adquirir no Mercadão diversos produtos alimentícios, ervas medicinais a chapéus, ração animal, selas e cortes de carne, hortifrutigranjeiros e até peixes e cestas básicas. São 144 bancas e 78 boxes de vendas. contando também com produtos de qualidade e preços mais acessíveis aos consumidores.
Revitalizado em 2006, o mercadão desfila um estacionamento mais amplo, instalação de modernas luminárias internas e externas, pintura nova e uma reforma feita em seu telhado.
Em 2007 o Mercadão se prepara para a festa dos seus 50 anos. E logo irá receber uma praça de alimentação.

... “Pensando nisso é que a Associação de Mercadistas do Mercado Municipal de Campo Grande, o nosso conhecido Mercadão, busca constantemente o aprimoramento do comércio e dos produtos oferecidos, quanto à melhoria da infra-estrutura de suas instalações.
A Associação encontrou apoio do SEBRAE/MS, através do GEOR – Gestão Estratégica Orientada para Resultados, para, entre outras ações, ampliar as vendas do Mercadão, intensificando o fluxo de consumidores e turistas e inserindo-o, definitivamente no roteiro turístico da Capital.
Após uma visita ao Mercado Municipal de São Paulo, a Associação decidiu que também iria criar uma praça de alimentação no Mercadão. Para que isso fosse possível, seriam necessárias ampliação e construção de anexo, já que a atual área que abriga o Mercadão está totalmente ocupada.
A arquiteta Mestre Heloisa Mesquita foi convidada pelo SEBRAE/MS a desenvolver proposta para a ampliação do Mercadão, seguindo as sugestões e atendendo as necessidades dos mercadistas.
Pelo projeto da arquiteta, a estrutura original do Mercadão não será alterada. Um anexo avançará na área da rua 7 de Setembro, unido-se com a praça, onde estão os quiosques das índias. Essa proposta, já apresentada ao prefeito Nelsinho Trad e aos Secretários, ainda está em estudos para a possível viabilização e, em princípio, agradou o Prefeito, que pediu a atenção e estudos aos seus técnicos.
O anexo do Mercadão abrigará, em dois pisos, praça de alimentação, com ambientes para a instalação de pequenos estabelecimentos, como restaurantes, bares e cafeterias. Todas as comodidades serão oferecidas como palco para apresentações artísticas, áreas para caixas automáticos, bebedouros, telefones e sanitários públicos.
A nova praça de alimentação do Mercadão será integrada ao prédio original, através de aberturas no pavimento térreo e de uma platibanda, uma varanda no segundo piso, que permitirá a quem estiver na praça de alimentação usufruir a bela visão de toda a área interna do mercado.
Tanto os estudos para a viabilização deste projeto, quanto o planejamento estratégico do Mercadão estão em andamento. Segundo o desejo da Associação de Mercadistas, a inauguração desta empreitada audaciosa será ano que vem, mais especificamente em agosto de 2008, para as comemorações dos 50 anos do Mercadão.
http://www.jornalomercado.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3198&Itemid=64





- Onde fica o Mercadão: Na Rua 7 de Setembro com Avenida Noroeste, 5.500, no centro de Campo Grande.
- Funcionamento: De Segunda a Sábado, das 6h30 às 18h30; Domingos e feriados, das 6h30 às 12h.
- Telefone do CAT: (67) 3314-9949.
- Telefone da Administração: (67) 3383-3157.

Pequi


ARROZ COM PEQUI

INGREDIENTES:
1/4 de xícara de chá de óleo ou banha de porco
1/2 litro de pequi lavado
2 dentes de alho espremidos
1 cebola grande picada
2 xícaras de chá de arroz
4 xícaras de chá de água quente
Sal a gosto
Pimenta-de-cheiro ou Malagueta a gosto
Salsinha, cebolinha picada a gosto



MODO DE PREPARO:

Coloque o pequi no óleo ou gordura fria (se usar o fruto inteiro, não é preciso cortar, mas cuidado com o caroço). Acrescente o alho e a cebola e deixe refogar em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau para não grudar na panela, e respingue um pouco de água quando for necessário. Quando o pequi já estiver macio e a água secado, acrescente o arroz e deixe fritar um pouco. Junte a água e o sal. Quando o arroz estiver quase pronto, coloque a pimenta-de-cheiro ou malagueta a gosto. Na hora de servir, polvilhe o arroz com salsa e cebolinha e um pouco de pimenta.

Nota:
Para esta receita, não utilize panela de ferro, pois a fruta fica preta.

Curiosidade:
O pequi (Caryocar brasiliensis) é uma árvore de baixo porte nativa do cerrado. O fruto, substancial e gorduroso, é utilizado tradicionalmente na culinária do Centro-Oeste em pratos como arroz com pequi e frango com pequi. Da polpa, extrai-se um óleo empregado para frituras, como condimento e na fabricação do licor.
Rendimento : 6 porções
CULINÁRIA DO CENTRO-OESTE

Parque de exposições Laucidio Coelho

 
Posted by Picasa




Não é que eu seja saudosista não, mas antigamente, o nosso parque de exposição, embora não tivesse a extrutura que tem hoje, era muito mais atraente do que, é hoje. Íamos nós, vizinhos do Parque, sempre a Expo, e lá éramos simplesmente atraídos por tantas novidades, além da bovinocultura, havia no parque exposição de produtos da agricultura, que era encantador.
Hoje o parque além dos bovinos, apresenta os shows de artistas famosos, o que atrai muitas pessoas, mas faz com que nós, fiquemos frustrados e saudosos, dos tempos mais remotos do parque...