Bem vindos

Venha conhecer a cidade, pelos olhos de um dos seus moradores, venha conhecer o Estado. Somos todos do Mundo. A Terra é nossa casa. A história é a nossa vida, dentro de tantas vidas!!!!Bem vindos a esse território. Olhares de meu entender e de meu viver. Não necessariamente a história oficial, mas a visão de quem chegou depois de tudo acontecido.

Tuesday, September 06, 2011

Velocidade 50 km



Não passe do 50 km senão a multa é certa......

Impressões da Cidade, do tempo, da vida e da Morte.

Cemitério Santo Antonio


sob a passagem implacavel do tempo.

Nossos prédios sendo levados pelo progresso. Qual seria a história por traz dessas rúinas???

A cidade cresce...

o passado morre

a expressao aparece, como forma de expressão de alegria ou tristeza


indiferença ou esperança
enquanto isso alguem usa o espaço expressando seus sentimentos.


No passado

Campo Grande foto das enchentes quando haviam na área central

Thursday, April 21, 2011

Pascoa Jesus vivo e atuante.


Nestes dias de festas materiais e/ou lembranças do sofrimento do Rabi, possamos nós encarar a Páscoa como o momento de transformação, a Vera evocação de liberdade, pois, uma vez despojado do envoltório corporal, pôde Jesus retornar ao Plano Espiritual para, de lá, continuar “coordenando” o processo depurativo de nosso orbe. 

Longe da remissão da celebração de uma festa pastoral ou agrícola, ou da libertação de um povo oprimido, ou da ressurreição de Jesus, possa ela ser encarada por nós, espíritas, como a vitória real da vida sobre a morte, pela certeza da imortalidade e da reencarnação, porque a vida, em essência, só pode ser conceituada como o amor, calcado nos grandes exemplos da própria existência de Jesus, de amor ao próximo e de valorização da própria vida.

Nesta Páscoa, assim, quando estiveres junto aos teus mais caros, lembra-te de reverenciar os belos exemplos de Jesus, que o imortalizam e que nos guiam para, um dia, também estarmos na condição experimentada por ele, qual seja a de “sermos deuses”, “fazendo brilhar a nossa luz”. Comemore, então, uma “outra” Páscoa. A sua Páscoa, a da sua transformação, rumo a uma vida plena.


FeliZ Páscoa

Friday, February 11, 2011

Passado

Dupla Campograndense
Antigo cinema de Campo Grande.
Almir Sater artista sulmatogrossense

Museu de Histórias


A casa da Fazenda, hoje museu. Foto do prédio em reforma.

O Carro de Boi 

Roda de carro de Boi, muito usado pelos fundadores, em suas fazendas.


Indicações encontradas no museu.
O monjolo de madeira, ainda hoje funciona no museu.
Feito pra tritura. Descascar o arroz, quebrar o milho, socar.



O Engenho da cana, pra garapa e rapadura.




O escultor, a obra e a fazenda


Obra do Escultor José Carlos da Silva
(o "Índio") 15/08/1980





Esculturas da Fazenda Bálsamo da Familia Pereira




Registro da Fazenda Bálsamo 



Registros de Campo Grande,
Fazenda Bálsamo - propriedade de Antônio Luiz Pereira
e Fazenda Bom Jardim - propriedade de José Antônio Pereira.
(Nioaque, junho de 1894)

Livro n. 14, do município de Nioaque

N. 427
Arraial de Santo Antônio de Campo Grande
João Luiz da Fonseca e Moraes, Intendente Geral do Municipio de Nioac.
Faço saber aos que o presente titulo verem ou delle tiverem conhecimento que nesta data de conformidade com os artigos 116 a 125 do Regim. 38, approvei por se acharem em devida forma os documentos que me forão apresentados para registro, de Jose Antonio Pereira, administrador da Igreja do Patrimonio de Santo Antonio de Campo-Grande possue uma área de campos e mattos no lugar denominado “Campo Grande” neste município, na extensão de três mil e seiscentos hectares. Limitando-se: ao Nascente: as cabeceiras do córrego da Proza, comprehendidas todas as vertentes affluentes do mesmo córrego; ao Poente, com as posses de D. Francisca Taveira e José Alves Rabello, pelo espigão mestre; ao Norte, do córrego do Segredo e todos os seus affluentes linha reta a cabeceira da Proza; ao Sul, com os limites de Joaquim Antonio Pereira recta atravessando Nhanduhy e o córrego denominado Lagoa. Cujas posses funda-se no artigo 5° § 5 da Lei n. 20 de 9 de Novembro de 1892, e determino que se expeça ao requerente o presente titulo que lhe permita legitimação. Intendencia Municipal de Nioac 20 de junho de 1894. Eu José Nelson de Santiago, escrevente que o escrevi (assignado). Intendente Geral João Luiz da Fonseca e Moraes.
 Fonte:http://www.campograndems.net/fazbal/
 Fotos: Katy Rosane
 



Comitivas





Em 1872. Formou-se então uma primeira comitiva, a conhecer as terras do Mato Grosso (SUL), vindo a fundar o Arraial de Santo Antonio hoje Campo Grande (MS)

Saudades