BLOG DAS COISAS QUE EU GOSTO E ADMIRO, MISTURA DE MIM E MINHAS COISAS, VAI TOMAR FORMA AOS POUCOS, CONFORME EU FOR ME ENCONTRANDO, COMEÇO TRANSCREVENDO SOBRE A MINHA REGIÃO, O MS, ESPECIALMENTE O PANTANAL E A CIDADE DE CAMPO GRANDE. ESPERO QUE POSSA SER SIMPATICO O BASTANTE A FIM DE QUE VC POSSA VOLTAR A ME VISITAR
Bem vindos
Venha conhecer a cidade, pelos olhos de um dos seus moradores, venha conhecer o Estado. Somos todos do Mundo. A Terra é nossa casa. A história é a nossa vida, dentro de tantas vidas!!!!Bem vindos a esse território. Olhares de meu entender e de meu viver. Não necessariamente a história oficial, mas a visão de quem chegou depois de tudo acontecido.
Friday, February 11, 2011
Museu de Histórias
A casa da Fazenda, hoje museu. Foto do prédio em reforma. |
O Carro de Boi |
Roda de carro de Boi, muito usado pelos fundadores, em suas fazendas. |
Indicações encontradas no museu. |
O monjolo de madeira, ainda hoje funciona no museu. Feito pra tritura. Descascar o arroz, quebrar o milho, socar. |
O Engenho da cana, pra garapa e rapadura. |
O escultor, a obra e a fazenda
Fazenda Bálsamo - propriedade de Antônio Luiz Pereira
e Fazenda Bom Jardim - propriedade de José Antônio Pereira.
(Nioaque, junho de 1894)
Livro n. 14, do município de Nioaque
N. 427
Arraial de Santo Antônio de Campo Grande
João Luiz da Fonseca e Moraes, Intendente Geral do Municipio de Nioac.
Faço saber aos que o presente titulo verem ou delle tiverem conhecimento que nesta data de conformidade com os artigos 116 a 125 do Regim. 38, approvei por se acharem em devida forma os documentos que me forão apresentados para registro, de Jose Antonio Pereira, administrador da Igreja do Patrimonio de Santo Antonio de Campo-Grande possue uma área de campos e mattos no lugar denominado “Campo Grande” neste município, na extensão de três mil e seiscentos hectares. Limitando-se: ao Nascente: as cabeceiras do córrego da Proza, comprehendidas todas as vertentes affluentes do mesmo córrego; ao Poente, com as posses de D. Francisca Taveira e José Alves Rabello, pelo espigão mestre; ao Norte, do córrego do Segredo e todos os seus affluentes linha reta a cabeceira da Proza; ao Sul, com os limites de Joaquim Antonio Pereira recta atravessando Nhanduhy e o córrego denominado Lagoa. Cujas posses funda-se no artigo 5° § 5 da Lei n. 20 de 9 de Novembro de 1892, e determino que se expeça ao requerente o presente titulo que lhe permita legitimação. Intendencia Municipal de Nioac 20 de junho de 1894. Eu José Nelson de Santiago, escrevente que o escrevi (assignado). Intendente Geral João Luiz da Fonseca e Moraes.
Fonte:http://www.campograndems.net/fazbal/
Fotos: Katy Rosane
Subscribe to:
Posts (Atom)